Lavouras de soja em Palotina e Terra Roxa receberam poucas chuvas e quebras podem chegar a 60%. Foto: Marco Bomm/TresBomm Agri

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou que a maior parte das lavouras de soja da primeira safra 2025/26 apresenta bom desempenho no estado.
* Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

Classificações no estado

Segundo o departamento, o número de lavouras classificadas em boas condições é de 89%, enquanto 10% são consideradas regulares e apenas 1% se enquadra como ruim. A semeadura já foi concluída em 5,778 milhões de hectares, área praticamente estável em relação aos 5,770 milhões de hectares cultivados na safra 2024/25.

Quanto ao desenvolvimento das lavouras, 48% das áreas estão em frutificação, 34% em floração, 14% em crescimento vegetativo e 4% em maturação.

Em relação à semana anterior, os percentuais de condições das lavouras permaneciam os mesmos, com maior concentração das áreas em crescimento vegetativo, floração e frutificação.

Estimativa do Deral

Para a primeira safra de soja 2025/26 do estado, o Deral estima uma produção de 21,962 milhões de toneladas, volume cerca de 4% superior ao registrado na temporada 2024/25. A produtividade média projetada é de 3.802 quilos por hectare, acima dos 3.672 quilos observados no ciclo anterior.

O post Paraná tem mais de 80% das lavouras de soja em boas condições, aponta Deral apareceu primeiro em Canal Rural.



CANAL RURAL – Link original da matéria